Valtra: 65 anos de inovação e liderança no agronegócio brasileiro

*Claudio Esteves

Neste ano celebramos os 65 anos de presenu00e7a da Valtra no Brasil. Um marco realmente importante para uma empresa que, desde sua chegada ao pau00eds, em 1960, protagonizou momentos cruciais da histu00f3ria do agronegu00f3cio brasileiro, contribuindo significativamente para o avanu00e7o da mecanizau00e7u00e3o no campo e o aumento da produtividade agru00edcola.

Uma resposta do governo finlandu00eas u00e0 necessidade de modernizau00e7u00e3o e industrializau00e7u00e3o do pau00eds, a entu00e3o Valmet, como a empresa era chamada na u00e9poca, comeu00e7ou a produu00e7u00e3o em su00e9rie de tratores em 1951. O primeiro modelo foi o Valmet 15, com 15 cavalos de potu00eancia, que foi projetado para substituir um cavalo em uma pequena fazenda. Rapidamente a marca se tornou sinu00f4nimo de qualidade e inovau00e7u00e3o, contribuindo para o acelerado processo de mecanizau00e7u00e3o das atividades produtivas da Finlu00e2ndia.

A versatilidade e capacidade de inovar diante de situau00e7u00f5es adversas foram as caracteru00edsticas que tornaram a empresa uma das principais aliadas dos produtores brasileiros. A histu00f3ria da companhia no Brasil comeu00e7ou em 1960, na cidade de Mogi das Cruzes, interior de Su00e3o Paulo, como resultado de um acordo comercial entre os governos brasileiro e finlandu00eas. Em um pau00eds que, na u00e9poca, dependia do trabalho manual e de processos rudimentares na agricultura, a chegada da Valmet, que posteriormente veio a se chamar Valtra, marcou o inu00edcio de uma revoluu00e7u00e3o no campo.

A primeira contribuiu00e7u00e3o significativa da Valtra para o mercado brasileiro foi o lanu00e7amento do trator estreito, uma inovau00e7u00e3o essencial para a produu00e7u00e3o de cafu00e9, que era a principal cultura do Pau00eds e enfrentava desafios como a necessidade de manter espau00e7os estreitos entre as fileiras de plantas. O desenvolvimento desta inovau00e7u00e3o, que remete u00e0 caracteru00edstica que a empresa cultiva desde a sua fundau00e7u00e3o, de ouvir as demandas do mercado local e desenvolver soluu00e7u00f5es personalizadas, foi o que tornou a Valtra um dos propulsores da mecanizau00e7u00e3o da agricultura brasileira.

Na du00e9cada de 1970, quando o Brasil enfrentava uma grave crise de combustu00edveis, a empresa foi pioneira ao lanu00e7ar tratores com motores aptos a operar tanto a diesel quanto etanol, em linha com a emergente polu00edtica de biocombustu00edveis do pau00eds. Essa inovau00e7u00e3o nu00e3o su00f3 ajudou a amenizar os efeitos da crise no setor agru00edcola, mas tambu00e9m posicionou a Valtra como referu00eancia em soluu00e7u00f5es sustentu00e1veis.

Ju00e1 na du00e9cada de 1990, a marca deu mais um salto ao introduzir tratores equipados com cabines e ar condicionado, elevando os padru00f5es de conforto e produtividade para os operadores. Essa inovau00e7u00e3o foi particularmente relevante para o Brasil em virtude do seu clima tropical, onde altas temperaturas podem representar um desafio significativo para o trabalho em campo. No mesmo peru00edodo, a companhia foi a primeira do segmento a lanu00e7ar ainda o trator com trau00e7u00e3o 4×4 no mercado brasileiro. Mais recentemente, a apresentau00e7u00e3o do Valtra Su00e9rie T CVT, o primeiro trator com transmissu00e3o continuamente variu00e1vel (CVT) fabricado no Brasil, reafirmou a lideranu00e7a tecnolu00f3gica da empresa no segmento.

Atualmente, a Valtra oferece um portfu00f3lio abrangente que inclui tratores, colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras, como a Momentum, um projeto global desenvolvido inteiramente no Brasil. Essa diversificau00e7u00e3o reflete o comprometimento da empresa em atender u00e0s demandas das diferentes culturas agru00edcolas do pau00eds, de gru00e3os e cana-de-au00e7u00facar a cafu00e9 e frutas cu00edtricas.

Um exemplo notu00e1vel u00e9 a ampla gama de soluu00e7u00f5es oferecidas para a lavoura de cana-de-au00e7u00facar, que inclui tratores com alta potu00eancia e eficiu00eancia energu00e9tica. Esse setor u00e9 estratu00e9gico para o Brasil e a Valtra tem desempenhado um papel fundamental no fornecimento de tecnologias que aumentam a produtividade e reduzem o impacto ambiental.

O futuro u00e9 hoje

Ao longo de mais de seis du00e9cadas de presenu00e7a no Brasil, a Valtra tem sido uma aliada indispensu00e1vel ao agronegu00f3cio. Com uma significativa participau00e7u00e3o no mercado de tratores e colheitadeiras, a empresa tem contribuu00eddo diretamente para o aumento da produu00e7u00e3o agru00edcola, posicionando o pau00eds como um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.

Segundo dados da Associau00e7u00e3o Nacional dos Fabricantes de Veu00edculos Automotores (Anfavea), o Brasil u00e9 o quarto maior mercado de mu00e1quinas agru00edcolas do mundo. Em 2024, o setor registrou vendas de mais de 48 mil unidades, sendo a Valtra uma das marcas mais vendidas. Esses nu00fameros refletem nu00e3o apenas a importu00e2ncia do maquinu00e1rio para o agronegu00f3cio, mas tambu00e9m a confianu00e7a depositada pelos produtores no portfu00f3lio da companhia.

Ao longo de 65 anos, a Valtra construiu uma su00f3lida relau00e7u00e3o de confianu00e7a com o agronegu00f3cio brasileiro, considerada essencial para enfrentar os grandes desafios atuais do setor no pau00eds. Projeu00e7u00f5es da ONU indicam que, atu00e9 2050, a populau00e7u00e3o mundial poderu00e1 alcanu00e7ar 10 bilhu00f5es de pessoas, o que intensificaru00e1 a demanda por alimentos. Paralelamente, seru00e1 necessu00e1rio implementar au00e7u00f5es robustas para mitigar os impactos das mudanu00e7as climu00e1ticas. Trata-se de um desafio monumental, que exige inovau00e7u00e3o, resiliu00eancia e colaborau00e7u00e3o entre todos os atores do setor agru00edcola.

Nos u00faltimos anos, a Valtra vem investindo em mu00e1quinas que agregam tecnologias para ampliar a eficiu00eancia produtiva em diferentes culturas, sem descuidar da questu00e3o ambiental. Um exemplo disso su00e3o os tratores da empresa que, desde 2017, contam com o motor eletru00f4nico AGCO Power, homologado de fu00e1brica pela lei de controle de emissu00f5es (MAR 1), que garante 25% de reduu00e7u00e3o de combustu00edvel, enquanto a transmissu00e3o continuamente variu00e1vel (CVT) incorpora materiais mais leves e de alta resistu00eancia, com aumento no rendimento em atu00e9 30%. Alu00e9m disso, os motores estu00e3o adequados para o uso de combustu00edveis alternativos como o Biodiesel e o Diesel Verde HVO (Hydrotreated Vegetable Oil – u00d3leo Vegetal Hidrotratado), uma das alternativas mais promissoras para contribuir com uma possu00edvel transiu00e7u00e3o energu00e9tica e a reduu00e7u00e3o de gases de efeito estufa na atmosfera.

Hoje, o agronegu00f3cio brasileiro u00e9 um dos mais modernos e eficientes do mundo, liderando a produu00e7u00e3o global de alimentos em diversos segmentos, como soja, milho, cafu00e9, au00e7u00facar e suco de laranja. A trajetu00f3ria do Brasil atu00e9 este patamar, sem du00favida, traz diversas interseu00e7u00f5es com as inovau00e7u00f5es tecnolu00f3gicas lanu00e7adas pela Valtra ao longo desses 65 anos de atuau00e7u00e3o no agro, que segue sendo a espinha dorsal da economia do pau00eds. A empresa seguiru00e1 apresentando soluu00e7u00f5es que visam auxiliar os produtores a superar obstu00e1culos, tanto na u00e1rea de sustentabilidade quanto em ampliau00e7u00e3o de eficiu00eancia, para atender as demandas de produu00e7u00e3o de alimentos global e ampliar ainda as contribuiu00e7u00f5es para o crescimento do PIB.

Claudio Esteves u00e9 diretor Comercial da Valtra.

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