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Dúvidas frequentes sobre o Diesel S

7 março 2014

Prezado usuário do novo Diesel S, veja aqui tudo o que é preciso saber para obter o melhor rendimento com este importante combustível – Como armazená-lo corretamente? – Qual a validade? – Como utilizá-lo? – Quais os cuidados com o seu equipamento (tratores, colheitadeiras, autopropelidos, etc)

A regra é muito clara. Parou… Contaminou!

–> ANTES É IMPORTANTE SABER QUE:
S-50: utilização a partir de 1° de janeiro de 2012.
S-10: utilização a partir de 1° de janeiro de 2013, substituindo o S50.
A partir de 1° de janeiro de 2014, todo Diesel S-1800 para uso rodoviário vai ser substituído pelo S-500.
Armazenar por apenas 03 meses o novo diesel, em tanques diferentes.
Não abastecer veículos novos com S-500 ou S-1800.
Não abastecer veículos antigos com S-50, sem efetuar a limpeza do tanque.
Tanques e filtros diferentes para diferentes combustíveis

– O QUE SÃO OS DIESEL S-50 E S-10?
Significa Diesel de Baixo Teor de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos: o S-50 e o S-10. S= enxofre, 10 ou 50 ppm = partícula por milhão. Eles foram desenvolvidos para atender os limites de emissão, ou seja, vão diminuir a poluição atmosférica. Atualmente, o diesel vendido nos postos de combustíveis dos grandes centros é o S-500 e no interior, S-1800. Desde janeiro de 2012 o S50 entrou no mercado, a partir de 2013, ele será substituído pelo S-10.

– O S-50 PODE CAUSAR ALGUM PROBLEMA NOS VEÍCULOS FABRICADOS ANTES DE 2012?
É difícil de prever, mas um componente que pode existir dentro de um tanque, pode reagir com componentes desse novo combustível e desencadear efeitos indesejáveis. Isso é mais provável de ocorrer nos veículos muito antigos, pois dentro desses tanques existem depósitos e formações de vários subprodutos. O novo diesel S-50 é muito melhor que o seu antecessor e vale a pena investir nesse novo combustível, porém é recomendável e, principalmente, para os veículos mais antigos, é essencial uma limpeza do tanque.

– OS VEÍCULOS NOVOS PODEM SER ABASTECIDOS COM O S-500 ou S-1800?
Só em caso de extrema emergência, onde não tenha nenhum posto que venda o combustível atual. Isso porque vai prejudicar o funcionamento do motor. Nessa situação, o motorista deve reabastecer o mais rápido possível. Esses combustíveis provocam: aumento das emissões, entupimento do catalisador e filtro, aumento do consumo, redução da vida útil do motor, entre outros problemas.

– POR QUANTO TEMPO O S-50 PODE FICAR ARMAZENADO?
Pela ANP 30 dias, no máximo, mas a MS recomenda apenas 10 dias, sendo necessário movimentar/ recircular o produto, pois a regra é clara: parou, contaminou. A movimentação aumenta o prazo de estocagem.

– O FILTRO PODE SER USADO PARA QUALQUER TIPO DE DIESEL?
Sim, desde que estejam limpos e com os elementos filtrantes novos para não contaminar. A MS veio adequando os seus equipamentos para esses novos combustíveis e é necessário possuir, pelo menos, um filtro para cada tipo de diesel, ou seja, não pode misturar dois tipos de combustíveis dentro de um mesmo equipamento.

– O PAPELÃO FILTRANTE É O MESMO QUE UTILIZA NO S-500?
Sim, mas já está no mercado e comercializado pela Metalsinter, o papelão amarelo. Um elemento filtrante desenvolvido para reter mais água. Quando utilizado em conjunto, popularmente em forma de sanduíche com o branco, faz o trabalho de retenção de sólidos e líquidos.

– POR QUE ELE ENTROU NO MERCADO?
Ele faz parte na nova fase do Proconve7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), P7, uma legislação similar à da Europa, a Euro 5, que estabelece limites de emissões mais rígidas para os veículos a diesel, com menor teor de enxofre (S).

– QUANDO SURGIU O PROCONVE?
O Programa foi instituído em 1986, através da resolução do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente- com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes dos veículos automotores e melhoria na qualidade dos combustíveis brasileiros. O Brasil foi o primeiro país a banir o chumbo da gasolina e se propôs em reduzir gradativamente o teor de enxofre existente na gasolina e no diesel.